O que é E-mail Marketing e para que serve?

Conquistar o cliente e manter um bom relacionamento com ele são cosias essenciais para que um empreendimento funcione e seja um sucesso. Justamente por isso que existem ferramentas tão incríveis como é o caso do e-mail marketing.

Isso porque o e-mail marketing é uma ferramenta sensacional e indispensável para que seu empreendimento vá bem. Então, se você quer saber o que é o e-mail marketing e como ele funciona, continue lendo esse material e descubra!

Vamos lá?!

Mas afinal, o que é e-mail marketing?

Pensando pela lógica de que os e-mails vieram para substituir as cartas na era da informática, já sabemos que o e-mail serve para que possamos nos comunicar com as pessoas, estabelecendo em canal e um elo com elas.

Visto a eficiência da comunicação na manutenção de uma ralação, é que surge o e-mail marketing, que nada mais é do que uma maneira de alimentar a relação com o cliente.

Isso garante um canal mais próximo e de confiança pois é uma poderosa ferramenta para melhorar a relação entre cliente e marca, impactando diretamente nos números de conversões.

Isso porque quem possui um empreendimento virtual precisa trabalhar para ser lembrado, afinal, não é como uma loja física que aparece sempre para a pessoa.

Então, como que não é visto não é lembrado, o e-mail marketing se torna muito poderoso nesse sentido. Isso porque dificilmente um cliente vai acessar seu site por acaso, não é mesmo?

Então, o e-mail marketing nada mais é do que uma excelente maneira de estar sempre presente na vida do cliente. Com isso, você pode informa-lo sobre promoções, oferecer brindes exclusivos e estimular a relação de confiança dele com a empresa.

Assim, o cliente passa a ter o seu empreendimento como uma referência no seu nicho e seu negócio passa a fazer parte da vida dela.

 

E para que serve o e-mail marketing

Conforme já foi dito anteriormente, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente. Com isso é possível estabelecer um relacionamento direto através de uma lista de contatos cadastrados no banco de dados.

Através do uso do e-mail marketing, então, muitos objetivos podem ser alcançados. Tais como o fortalecimento da relação entre a empresa e o cliente. Isso porque os e-mails podem ser até mesmo para felicitar o cliente por seu aniversário.

Além disso o e-mail marketing tem muitas outras utilidades, tais como:

  • Comunicar o lançamento de promoções e ofertas especiais
  • Fazer a divulgação de novos serviços ou produtos
  • Convidar para eventos
  • Incentivar a manutenção dos dados fornecidos, bem como a complementação deles
  • Realizar campanhas para aumentar a base de dados da empresa

Então, essa, nada mais é do que uma ferramenta para que você possa nutrir uma o relacionamento, mantendo-o constantemente aquecido com o cliente.

Isso porque muito melhor do que conquistar novos leads, é importante também manter aqueles que já são clientes, afinal, se a experiência deles foi boa, é mais fácil convencê-los a comprar novamente do que ter que conquistar um novo cliente do zero.

Entretanto, para que a ferramenta funcione é preciso usá-la corretamente, se não, o e-mail marketing se torna ineficiente e não terá o resultado que você espera.

Sendo assim, saiba que são áreas no e-mail marketing com as quais você deve se preocupar sempre. Essas áreas são:

  1. Rastreamento: que mapeia a experiência do usuário.
  2. Relacionamento: contar sempre com uma base opt-in.
  3. Relevância: segmentar a comunicação para que seja relevante para quem recebe.
  4. Aprimoramento: a cada campanha você deve avaliar o retorno da ação para melhorar cada vez mais seus resultados.
  5. Aprender: sempre aprender com resultados anteriores através dos relatórios gerados.
  6. Integração: integrar o e-mail marketing com outros canais de publicidade é fundamental para o sucesso.
  7. Automatize: utilize ferramentas próprias para automatizar os e-mails personalizados.
  8. Ajuste: é importante estar constantemente otimizando as campanhas através da realização de análises.
  9. Constância: além de relevante é importante ser constante no envio das ações. Assim você consegue um resultado bem mais satisfatório para as campanhas.

Agora tudo o que você deve fazer é buscar orientar suas campanhas de e-mail marketing para os resultados que você deseja e pronto! Os resultados certamente virão para você antes do que você imagina.

 

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